Skip to content

Obstetrícia

Obstetrícia

Dra. Betina Marcondes é obstetra em Jundiaí

Consulta pré concepcional

A consulta pré concepcional é o momento em que o obstetra pode identificar potenciais riscos para a gravidez planejada, apresentando possíveis tratamentos, orientando sobre mudanças de estilo de vida e propondo ações de saúde para serem realizadas antes da gestação.

Planejar uma gravidez pode ser mais simples quando orientada por um médico especialista. Por isso, aposte nas consultas pré-concepcionais e garanta que sua gestação seja saudável e segura. Por isso, é importante que a família possua uma relação de muita confiança com o profissional escolhido.

Palavras em foco: Consulta, Obstetra, Tratamentos

Pré natal

O cuidado do pré natal se faz do momento em que a gestante descobre a gravidez , mensalmente, passando a ser a cada quinze dias e semanalmente no final da gravidez até o parto, objetivando a prevenção e detecção precoce de patologias materno fetais, permitindo o desenvolvimento saudável do bebê, e reduzindo os riscos para a mamãe e para o bebê.

No pré natal o seu Obstetra vai realizar uma série de exames para detectar as principais doenças da gravidez, e vai orientá-la a prevenir algumas delas. Dentre os problemas mais comumente encontrados na gravidez temos:

• Hipertensão Gestacional
• Pré-Eclâmpsia
• Diabetes Mellitus Gestacional
• Anemia
• Infecções de Urina
• Restrição de Crescimento Intra Uterino
• Oligoâmnio
• Incopetência Ístimo Cervical
• Trabalho de Parto Prematuro
• Má formações congênitas
• entre outros...

Para tanto se faz necessário o acompanhamento rigoroso para evitar alguma patologia da gravidez, e consequentemente realizar um planejamento adequado para o parto, seja ele normal ou cesariana.

Palavras em foco: Pré Natal, Cuidado, Gravidez

Cuidados no início da gravidez

Descobrir uma gravidez é abrir as portas para um mundo de cuidados especiais. Acompanhamento médico e uma alimentação saudável são os principais fatores para manter a saúde da mãe e do bebê.

Toda gestação é um período de mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. No início, a nova rotina exige cuidados que garantem a qualidade de vida da gestante e a manutenção de uma gravidez saudável. Muitas dúvidas podem surgir, principalmente, no início. No primeiro trimestre da gravidez é preciso ficar atenta, pois o feto está se desenvolvendo rapidamente, formando os principais órgãos. Nessa fase da gestação, a mãe precisa se adaptar para manter e nutrir o bebê.

Este é um período delicado, pois podem acontecer com maior frequência os abortos espontâneos. Por isso, o primeiro passo é buscar um médico para que as novas orientações sejam dadas corretamente. Em um segundo momento, os cuidados com a alimentação contribuem para a chegada de um bebê saudável.

A gestação é uma nova fase da vida da mulher, são muitas novidades e dúvidas. Por isso, é ideal começar essa nova fase pelo acompanhamento médico, início do Pré Natal para a realização dos primeiros exames.

Palavras em foco: Cuidados, Gestação, Bebês

Suplementação na gestação

A gravidez é um período de muitas transformações e que exige um cuidado com a alimentação. Muitas vezes, é indicada a suplementação alimentar para nutrir, adequadamente, a mãe e o bebê. Durante a gravidez, as mulheres aumentam o seu metabolismo basal (que é a quantidade mínima de energia necessária para manter o organismo em funcionamento) e também a necessidade de uma série de nutrientes.

A suplementação na gestação pode ser necessária para garantir as quantidades adequadas destes nutrientes essenciais quando seu consumo por meio das fontes alimentares naturais é insuficiente. Alguns dos nutrientes que ganham maior importância durante a gestação são:

Ômega 3

Os ácidos graxos ômega-3 fazem parte das membranas das células, possuem propriedades anti-inflamatórias e tem papel na saúde cardiovascular. Além disso, o consumo diário do ômega 3 durante a gravidez pode favorecer o desenvolvimento do sistema nervoso e da retina do bebê.

Estudos sugerem que essa categoria de gordura, considerada saudável, poderia diminuir a probabilidade da mulher desenvolver depressão pós-parto.

Folato ou Ácido fólico

Diminui as chances de defeitos no fechamento do tubo neural do feto, estrutura que dará origem ao cérebro e medula espinhal. O ácido fólico também auxilia na multiplicação das células da placenta e do bebê.

O ácido fólico é indicado logo no início da gestação (se possível antes da mulher engravidar) por conta de seus benefícios no desenvolvimento embrionário.

Cálcio

Importante para regular processos do organismo materno, como a coagulação sanguínea, o fluxo de nutrientes para o bebê e, assim, colaborar para a formação do feto.

Esse mineral contribui, principalmente, fortalecendo ossos e dentes do bebê. Auxilia também na regulação dos batimentos cardíacos.

Ferro

É o nutriente responsável por auxiliar na formação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio pelo organismo. É o ferro que dá suporte ao metabolismo energético da gestante, apoiando também no sistema de defesa.

Vitamina A

Contribui para o desenvolvimento celular e a saúde dos olhos, pele e mucosas. A influência da vitamina A se dá nos períodos em que as células se multiplicam, como na gestação e primeira infância. Além disso, concentrações sanguíneas adequadas de vitamina A são importantes para a realização de diversos processos fisiológicos.

Vitamina D

Além de fortalecer os ossos, regula a concentração de cálcio no organismo e auxilia no sistema imunológico.

A suplementação na gestação pode ajudar a garantir uma gravidez saudável e contribuir para diminuir riscos associados à deficiência de nutrientes no período gestacional. Vale lembrar que a adição de quaisquer nutrientes, vitaminas ou minerais na dieta alimentar deve ser acompanhada por especialistas, sendo assim converse com o seu Obstetra .

Palavras em foco: Pré Natal, Cuidado, Gravidez

Atividade física na gravidez

A atividade física na gravidez não faz mal ao bebê e é amplamente indicada pelos profissionais de saúde. Manter o corpo ativo nessa fase pode ajudar a ter uma gestação mais leve e saudável.

Estudos indicam que a atividade física na gravidez proporciona uma melhora na saúde física da mãe e do bebê, desde que a gestante tenha a orientação profissional adequada.

Não havendo risco para a saúde e respeitando-se as limitações de cada pessoa, as futuras mamães podem ser orientadas pelos seus médicos a praticar atividade física regularmente, sendo que existem exercícios mais adequados a cada período da gestação.

Palavras em foco: Saúde, Exercícios, Gestação

Aleitamento materno

É recomendado que a amamentação seja a única fonte de alimentação das crianças até os seis meses de idade. O aleitamento materno tem a composição nutricional adequada para essa fase da vida, sendo ideal para a prevenção de doenças nos bebês, além de ter papel na saúde materna.

O leite materno é um alimento de composição nutricional balanceada, que contribui para o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê logo nos primeiros dias de vida.

Esse leite é de fácil digestão para o bebê e ajuda a promover defesas contra alergias e infecções.

A amamentação deve ser iniciada na primeira hora após o parto, já que o colostro, leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos.

Palavras em foco: Aleitamento, Leite, Amamentação