Skip to content

Mastologia

Mastologia

Dra. Betina Marcondes é Mastologista em Jundiaí

Biópsia de mama

A biópsia é o procedimento necessário antes de iniciar qualquer tratamento de nódulos mamários. É por meio dela que o médico fecha o diagnóstico de nódulo benigno ou maligno. Após a extração do material, a análise é feita em microscópio.

A Dra Betina Marcondes realiza vários tipos de biópsias. Quando os nódulos são palpáveis, elas podem ser de fragmento ou cirúrgica. A primeira é feita por punção, requer anestesia local e pode ser feita em consultório (punção aspirativa com agulha fina ou core biópsia). Já a segunda quase sempre necessita de anestesia geral e é feita em ambiente hospitalar.

Para lesões não-palpáveis, as opções são a mamotomia ou a biópsia cirúrgica orientada. Ambas são feitas com o apoio da mamografia ou ultrassonografia para auxiliar a visualização do nódulo ou das microcalcificações.

Palavras em foco: Biópsia, nódulo, mama

Nódulos e cistos mamários

Fibroadenomas são os nódulos benignos mais comuns das mulheres jovens, geralmente são múltipos e aparecem entre 15 a 25 anos , podendo medir entre 2 e 3 cm. Eles podem ser únicos, móveis, lisos e indolores.

A melhor forma de identificar o fibroadenoma é por meio do exame de ultrassom ou pela mamografia. Na maioria das vezes ele não precisa ser retirado. Pode ser acompanhado, após biópsia que confirme se tratar de um nódulo benigno.

Já os cistos são nódulos intramamários que possuem líquido em seu interior. Em geral são múltiplos e bilaterais. Não apresentam sintomas e são diagnosticados pelo Mastologista por meio de toque manual, pela ultrassonografia ou mamografia. Os cistos são próprios da mama , e tem fases da vida da mulher que eles se proliferam.

Palavras em foco: Cistos, Nódulos, Toque

Mastalgia

Mastalgia é o termo usado para se referir à dor mamária. É o sintoma mais comum das vindas ao consultório do mastologista. Ela pode ser cíclica (quando acompanha o período pré menstrual e menstrual) ou acíclica (sem qualquer relação com a menstruação). Raramente a dor mamária está relacionada ao câncer de mama.

Palavras em foco: Mastalgia, Mastologista, Mamária

Mastites

Mastite é o termo usado para ser referir à inflamação e/ou infecção do tecido mamário. É muito comum na amamentação, em que se tem obstrução dos ductos mamários . Costumam causar dor, vermelhidão e febre. Pode acontecer em qualquer faixa etária, e na maioria das vezes é necessário usar antibiótico para o seu tratamento.

Palavras em foco: Mastites, Dor, Amamentação

Câncer de mama

O câncer de mama aparece quando algumas células mamárias começam a se dividir de maneira excessiva e desordenada, formando nódulos irregulares que podem ser pequenos ou podem ocupar toda a mama. A doença pode estar restrita à mama ou pode estar disseminada, quando se tem metástases à distância, ou seja, em outros órgãos.

Palavras em foco: Mama, Câncer, Metástases

Linfonodo sentinela

Linfonodos são gânglios responsáveis pela defesa do organismo e se localizam em diversas partes do nosso corpo. Os linfonodos axilares são os responsáveis pela drenagem e pela defesa da mama. Quando se tem alguma inflamação na mama eles podem aumentar de volume. No caso do câncer de mama as células cancerígenas vão para o primeiro linfonodo, que se chama linfonodo sentinela, e de lá vão para os outros linfonodos e para o resto do organismo. Quando o linfonodo está acometido pelo câncer ele apresenta aumento de tamanho.

Palavras em foco: Linfonodo, Mama, Câncer

Exames de rastreamento

Os exames de rastreamento da mama são a mamografia, o ultrassom mamário e eventualmente a ressonância das mamas. O rastreamento deve ser feito para descobrir o câncer de mama num estágio inicial, quando ainda não se tem sintomas percebido pela paciente.

Palavras em foco: Exames, Rastreamento, Mamografia

Cirurgias mamárias

Existem diversos tipos de cirurgias para o câncer de mama, que variam de acordo com cada caso. As cirurgias podem ser conservadoras (quadrantectomias) ou radicais (mastectomias). Nas cirurgias para o tratamento do câncer de mama costuma-se fazer reconstrução mamária imediata para a preservação da autoestima e da auto imagem da paciente.

Palavras em foco: Cirurgias, Mamárias, Quadrantectomias